(por Luiz Henrique Prieto)
Quem é mais esperto: o leitor de VEJA ou o de ÉPOCA?
Vejamos (sem trocadilhos):
Tomando por base, a revista VEJA, edição 2.167, ano 43, n.º 22, de 02 de junho de 2010, o número no rodapé da página final indica 242.
Ou seja, a contagem começa na capa, cuja página, é a de número 1!
Como a edição citada considera 244 páginas, literalmente, de cabo a rabo, e o custo da revista é de R$ 8,90 (oito reais) e noventa centavos, temos então:
R$ 0,03647541 centavos de real, por página publicada;
Logo, tirando do total de 244 páginas, as 125 (cento e vinte e cinco) de publicidade, não inseridas nesse quantitativo as publicidades de meia-página, seja na horizontal ou na vertical, restam 119 páginas de conteúdo realmente informativo.
Ou seja:
- 119 (cento e dezenove) páginas dedicadas a matérias, o que corresponde a 48,77% (quarenta e oito vírgula setenta e sete por cento) do total de 244 (cento e setenta e duas) páginas;
- 125 (cento e vinte e cinco) páginas dedicadas à publicidade, o que corresponde a 51,23% (cinqüenta e um vírgula vinte e três por cento) do total de 244 (duzentos e quarenta e quatro) páginas.
Convertendo em Reais (R$):
- R$ 4,34 (quatro reais e trinta e quatro centavos) em matérias;
- R$ 4,56 (quatro reais e cinqüenta e seis centavos) em publicidade.
Tomando por base, a revista ÉPOCA, edição n.º 628, de 31 de maio de 2010, o número no rodapé da página final indica 186.
A publicação utiliza o mesmo critério da concorrente, ou seja, a contagem começa na capa, cuja página, é a de número 1!
Como a edição citada considera 188 páginas, literalmente, de cabo a rabo, e o custo da revista é de R$ 8,90 (oito reais) e noventa centavos, temos então:
R$ 0,04734043 centavos de real, por página publicada;
Logo, tirando do total de 188 páginas, as 75 (cento e vinte e cinco) de publicidade, não inseridas nesse quantitativo as publicidades de meia-página, seja na horizontal ou na vertical, restam 113 páginas de conteúdo realmente informativo.
Ou seja:
- 113 (cento e treze) páginas dedicadas a matérias, o que corresponde a 60,11% (sessenta vírgula onze por cento) do total de 188 (cento e oitenta e oito) páginas;
- 75 (setenta e cinco) páginas dedicadas à publicidade, o que corresponde a 39,89% (trinta e nove vírgula oitenta e nove por cento) do total de 188 (cento e oitenta e oito) páginas.
Convertendo em Reais (R$):
- R$ 5,35 (cinco reais e trinta e cinco centavos) em matérias;
- R$ 3,55 (três reais e cinqüenta e cinco centavos) em publicidade.
Surpreso com a conta?
Comparativo:
Critério 1: Páginas Publicadas (incluindo a capa inicial, a capa final e as contracapas)
Veja.....244
Época...188
Critério 2: Valor por página em R$
Veja..............0,03647541
Época...........0,04734043
Critério 3: % Páginas Publicidade
Veja.............51,23
Época..........39,89
Critério 4: % Páginas Matérias Publicadas
Veja............48,77
Época.........60,11
Critério 5: R$ Páginas Publicidade
Veja.............4,56
Época..........3,55
Critério 6: R$ Páginas Matérias Publicadas
Veja...........4,34
Época........5,35
Critério 7: Lucro com Páginas de Publicidade R$ (Tiragem de 2 milhões de exemplares)
Veja...........9.120.000,00
Época........7.100.000,00
Ou seja:
A VEJA embolsa em páginas dedicadas a publicidade, semanalmente, tomando por base a tiragem de 2.000.000 (dois milhões) de exemplares, a bagatela de R$ 2.020.000,00 (dois milhões e vinte mil reais) a mais que a ÉPOCA.
Ah, sabe quem paga a conta da publicidade?
O senhor mesmo, excelentíssimo leitor!
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