Já estão circulando pelas ruas de Belo Horizonte os táxis acessíveis, veículos adaptados para o transporte de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Mas o que é uma pessoa com "mobilidade reduzida?"
Uma pessoa com mobilidade reduzida, é aquela que, temporária ou permanente, tem limitada a sua capacidade de se relacionar com o meio e de utilizá-lo.
Entende-se por pessoa com mobilidade reduzida aquela com deficiência, a idosa, a obesa e a gestante, entre outros. (Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9050:2004)
São pessoas que, mesmo não se enquadrando no conceito de portador de deficiência têm, por qualquer motivo, dificuldade de se movimentar gerando a efetiva redução da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.
(Fonte: http://banheirodeficiente.wordpress.com)
Assim, o cidadão belorizontino que se enquadra nessas condições, passa a usufruir do transporte público com mais dignidade, conforto e segurança!
Atualmente, 4 (quatro) locadoras de táxi já prestam o serviço.
Os telefones para solicitar o táxi acessível são:
3425.2635
3422.6554
3278.1797
2555.6200
(Figuras 1 a 7: Identificação dos Veículos)
(Figuras 8 a 15: Acessibilidade do cadeirante)
Para maior segurança do cadeirante, o veiculo não funciona com as portas abertas!
A instalação da rampa, além de reduzir o tempo de operação de embarque / desembarque, possibilita ao cadeirante maior liberdade de locomoção, sem o constrangimento de ter que depender da ajuda alheia.
Mas é claro que, caso necessário, o motorista dará aquela mãozinha!
Alguns veículos são equipados com elevador hidráulico.
Mas é claro que, caso necessário, o motorista dará aquela mãozinha!
Alguns veículos são equipados com elevador hidráulico.
Antes de iniciar o deslocamento pela rampa, um cinto de segurança (preto) é atrelado à cadeira.
À medida que o passageiro vai avançando, o cinto vai retraindo, funcionando como uma espécie de guincho.
Caso a cadeira escorregue, um sistema de travamento impede que a mesma desça a rampa, evitando acidentes.
Finalizado o embarque, a cadeira ainda é travada por esse dispositivo, que impede o seu movimento.
Caso o veículo balance muito e a cadeira ameace deslocar, o sistema de travamento cuida da estabilidade, até que a cadeira fica totalmente imóvel!
Caso o veículo balance muito e a cadeira ameace deslocar, o sistema de travamento cuida da estabilidade, até que a cadeira fica totalmente imóvel!
O espaço interno é suficiente para acomodar a cadeira, sem maiores problemas e sem causar constrangimento para o passageiro!
Esta é a visão que o cadeirante tem, após o embarque.
É como se estivesse instalado no banco traseiro do veículo, porém confortavelmente instalado em sua própria cadeira!
Para maior comodidade e segurança, foram instalados "pegadores", de modo que o passageiro possa se deslocar com tranquilidade.
(Figuras 16 e 17: Embarque lateral de pessoas com mobilidade reduzida)
Com a "porta de deslizar", o embarque de pessoas com mobilidade reduzida ocorre de forma tranquila, uma vez que o espaço é bem mais amplo do que nos carros convencionais.
O ângulo de abertura da porta dianteira chega bem próximo dos 90 graus, o que também facilita o embarque do passageiro com mobilidade reduzida, ou ainda, obesos.
A mesma comodidade se aplica ao motorista!
Os bancos mais altos e mais rijos, com encosto de cabeça regulável, garantem mais conforto para o usuário que, eventualmente, não se adapte a um assento mais macio.
Enfim, aí está a novidade.
Divulguem à vontade ;)
(Texto e fotos by Luiz Henrique Prieto)
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