sexta-feira, 11 de junho de 2010

VEJA X ÉPOCA

(por Luiz Henrique Prieto)


Quem é mais esperto: o leitor de VEJA ou o de ÉPOCA?

Vejamos (sem trocadilhos):

Tomando por base, a revista VEJA, edição 2.167, ano 43, n.º 22, de 02 de junho de 2010, o número no rodapé da página final indica 242.

Ou seja, a contagem começa na capa, cuja página, é a de número 1!

Como a edição citada considera 244 páginas, literalmente, de cabo a rabo, e o custo da revista é de R$ 8,90 (oito reais) e noventa centavos, temos então:

R$ 0,03647541 centavos de real, por página publicada;

Logo, tirando do total de 244 páginas, as 125 (cento e vinte e cinco) de publicidade, não inseridas nesse quantitativo as publicidades de meia-página, seja na horizontal ou na vertical, restam 119 páginas de conteúdo realmente informativo.

Ou seja:

- 119 (cento e dezenove) páginas dedicadas a matérias, o que corresponde a 48,77% (quarenta e oito vírgula setenta e sete por cento) do total de 244 (cento e setenta e duas) páginas;

- 125 (cento e vinte e cinco) páginas dedicadas à publicidade, o que corresponde a 51,23% (cinqüenta e um vírgula vinte e três por cento) do total de 244 (duzentos e quarenta e quatro) páginas.

Convertendo em Reais (R$):

- R$ 4,34 (quatro reais e trinta e quatro centavos) em matérias;

- R$ 4,56 (quatro reais e cinqüenta e seis centavos) em publicidade.


Tomando por base, a revista ÉPOCA, edição n.º 628, de 31 de maio de 2010, o número no rodapé da página final indica 186.

A publicação utiliza o mesmo critério da concorrente, ou seja, a contagem começa na capa, cuja página, é a de número 1!

Como a edição citada considera 188 páginas, literalmente, de cabo a rabo, e o custo da revista é de R$ 8,90 (oito reais) e noventa centavos, temos então:

R$ 0,04734043 centavos de real, por página publicada;

Logo, tirando do total de 188 páginas, as 75 (cento e vinte e cinco) de publicidade, não inseridas nesse quantitativo as publicidades de meia-página, seja na horizontal ou na vertical, restam 113 páginas de conteúdo realmente informativo.

Ou seja:

- 113 (cento e treze) páginas dedicadas a matérias, o que corresponde a 60,11% (sessenta vírgula onze por cento) do total de 188 (cento e oitenta e oito) páginas;

- 75 (setenta e cinco) páginas dedicadas à publicidade, o que corresponde a 39,89% (trinta e nove vírgula oitenta e nove por cento) do total de 188 (cento e oitenta e oito) páginas.

Convertendo em Reais (R$):

- R$ 5,35 (cinco reais e trinta e cinco centavos) em matérias;

- R$ 3,55 (três reais e cinqüenta e cinco centavos) em publicidade.

Surpreso com a conta?


Comparativo:

Critério 1: Páginas Publicadas (incluindo a capa inicial, a capa final e as contracapas)

Veja.....244
Época...188


Critério 2: Valor por página em R$

Veja..............0,03647541
Época...........0,04734043


Critério 3: % Páginas Publicidade

Veja.............51,23
Época..........39,89


Critério 4: % Páginas Matérias Publicadas

Veja............48,77
Época.........60,11


Critério 5: R$ Páginas Publicidade

Veja.............4,56
Época..........3,55


Critério 6: R$ Páginas Matérias Publicadas

Veja...........4,34
Época........5,35


Critério 7: Lucro com Páginas de Publicidade R$ (Tiragem de 2 milhões de exemplares)

Veja...........9.120.000,00
Época........7.100.000,00


Ou seja:

A VEJA embolsa em páginas dedicadas a publicidade, semanalmente, tomando por base a tiragem de 2.000.000 (dois milhões) de exemplares, a bagatela de R$ 2.020.000,00 (dois milhões e vinte mil reais) a mais que a ÉPOCA.

Ah, sabe quem paga a conta da publicidade?

O senhor mesmo, excelentíssimo leitor!

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