sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TWITTER - RETRATAÇÃO

(por Luiz Henrique Prieto)

CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

Art. 5°, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

Art. 5°, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a. informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§1° - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5°, IV, V, X, XIII e XIV;

§2° - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

Os trechos destacados da Carta Magna, servem apenas para ilustrar uma gafe cometida no post: "Twitter - Microblog: Terra de Insanos ou Poderosa Ferramenta de Marketing?", quando lanço suspeitas sobre Gabriel Chalita e Padre Fábio de Melo não darem atenção aos seus seguidores. O trecho foi suprimido, por DETERMINAÇÃO CONSCIENCIAL!

Nesse universo virtual, onde é "livre" a escrita, principalmente em se tratando de blogs, há que se cuidar para não macular a imagem de pessoas sérias, idôneas e realmente comprometidas com o próximo.

O mesmo cuidado deve se ter, quando o tuiteiro passa a seguir alguém.

O simples fato de seguí-lo, não necessariamente significa que o seguido é seu amigo, muito menos, que fará parte das suas relações.

Um exercício prático, dito por Chico Xavier: "antes de dar um conselho ou emitir uma opinião, encha a boca d'água e bocheche, no mínimo, umas cinqüenta vezes."

É um tempo razoável para que processemos as informações, evitando, dessa forma, sair por aí blasfemando contra tudo e contra todos.

Sim, somos livres para dizer o que quisermos e bem entendermos.

No entanto, conforme palavras do Papa João Paulo II: "A liberdade não é somente um direito que se reclama para si próprio: ela é também um dever que se assume em relação aos outros."

Dessa maneira, meus caros irmãos, Gabriel Chalita e Padre Fábio de Melo, reconheço o meu erro e, humildemente, peço desculpas.

A trajetória de ambos pode ser acomapanhada através dos seguintes links:

- Gabriel Chalita - http://www.gabrielchalita.com.br/

- Padre Fábio de Melo - http://www.fabiodemelo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário